Acerca de
Sobre a Fonoteca
Fonotecas zoológicas compreendem um tipo de coleção biológica voltada para salvaguardar uma variedade de sons emitidos no mundo animal. Esses registros sonoros são importantes para fomentar estudos que utilizem a bioacústica como ferramenta para auxiliar no conhecimento e conservação das espécies, como por exemplo, estudos em taxonomia, ecologia e história natural.
A Fonoteca Zoológica Gabriel Skuk do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (FZGS - MHN UFAL) foi criada em 2021 como um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.
Este acervo sonoro, pioneiro no Estado de Alagoas, tem como principais objetivos receber, incorporar, preservar, ordenar e gerenciar o patrimônio bioacústico registrado principalmente no Estado de Alagoas, mas também no Brasil. Contribuindo no desenvolvimento de pesquisas, ensino e atividades de extensão.
Atualmente, a coleção sonora da biblioteca conta com registros acústicos de diferentes espécies de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas) e aves, encontrados principalmente na região Nordeste do Brasil. No entanto, há uma grande expectativa em ampliar este acervo em relação à diversidade de regiões e riqueza espécies, bem como em abundância de registros.