...
top of page
site_labi.png

Acerca de

apresentação_logo_fonoteca_(1)_page-0007.jpg

Sobre a Fonoteca

Fonotecas zoológicas compreendem um tipo de coleção biológica voltada para salvaguardar uma variedade de sons emitidos no mundo animal. Esses registros sonoros são importantes para fomentar estudos que utilizem a bioacústica como ferramenta para auxiliar no conhecimento e conservação das espécies, como por exemplo, estudos em taxonomia, ecologia e história natural.

A Fonoteca Zoológica Gabriel Skuk do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (FZGS - MHN UFAL) foi criada em 2021 como um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Este acervo sonoro, pioneiro no Estado de Alagoas, tem como principais objetivos receber, incorporar, preservar, ordenar e gerenciar o patrimônio bioacústico registrado principalmente no Estado de Alagoas, mas também no Brasil. Contribuindo no desenvolvimento de pesquisas, ensino e atividades de extensão.

Atualmente, a coleção sonora da biblioteca conta com registros acústicos de diferentes espécies de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas) e aves, encontrados principalmente na região Nordeste do Brasil. No entanto, há uma grande expectativa em ampliar este acervo em relação à diversidade de regiões e riqueza espécies, bem como em abundância de registros.

apresentação_logo_fonoteca_(1)_page-0007.jpg

Contribua com a FZGS

Qualquer pessoa pode contribuir com a FZGS. É necessário apenas encaminhar para o email da fonoteca (fonotecazoo.mhnufal@gmail.com) seus arquivos de áudio e preencher os dados deste registro sonoro em uma planilha, que também será encaminhada simultaneamente.

Os números tombos serão fornecidos após a análise e incorporação dos arquivos na fonoteca. É importante que ao depositar seus arquivos você declare que concorda com as normas de depósito a seguir.

Os arquivos depositados devem estar no formato .wav, ter o mínimo de qualidade sonora e apresentar informações básicas quanto a gravação (ex.: local, data, autor da gravação, contato do autor).
 
Ao concordar com as normas de depósito, o autor cede os direitos de uso destes arquivos. No entanto, é possível solicitar uma restrição temporária na disponibilização ao público dos arquivos doados, em caso destes estarem sendo utilizados em trabalhos científicos que ainda aguardam publicação.
 
É necessário fazer essa solicitação no o corpo do e-mail ao encaminhar a planilha e os arquivos, determinando o período que o arquivo poderá ser disponibilizado para o público.

apresentação_logo_fonoteca_(1)_page-0007.jpg

Como solicitar arquivos?

Para solicitar arquivos de áudio pertencentes à coleção da Fonoteca Gabriel Skuk, do Museu de História Natural - Universidade Federal de Alagoas (FZGS-MHN), é necessário que este formulário seja preenchido. 
 
O solicitante precisa estar vinculado a alguma instituição de ensino como escolas, museus, universidades e outros. Para estudantes (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação), a solicitação deverá ser feita em nome do supervisor ou orientador.

Cada solicitação será avaliada pela equipe da fonoteca de forma individual. Desse modo, sugerimos que o formulário de solicitação deva ser preenchido com o máximo de detalhes possíveis. Após o aceite da solicitação, o compartilhamento do arquivo será feito a partir de um link no google drive, que ficará disponível para download por 7 dias.

Fica registrado aqui que nenhum arquivo de áudio deverá ser utilizado para fins comerciais ou qualquer atividade remunerada de forma direta ou indireta.

Por fim, todos os arquivos de áudio cedidos pela Fonoteca Gabriel Skuk, do Museu de História Natural - Universidade Federal de Alagoas, deverão ter seus números de tombo citados em toda e qualquer publicação científica que os utilize.

apresentação_logo_fonoteca_(1)_page-0007.jpg

Nos acompanhe no nosso perfil oficial

Fonoteca Zoológica Gabriel Skuk

@fonoteca_mhnufal

Entre em contato

bottom of page